quinta-feira, 28 de julho de 2011

O LAGO DAS NINFEIAS POR SUZAN POLEGATO

Hoje resolvi compartilhar com vocês um momento muito importante da minha vida, o meu desfile de conclusão! Foi trabalhoso, mas alcancei o que eu queria! Dia onze de Julho desse ano irá ficar marcado pro resto da minha vida! Mas vamos lá, vou mostrar de onde tudo começou... 
A inspiração veio, durante uma viagem que fiz ao Rio de Janeiro, durante o Fashion Rio... Estava buscando algo que me representa-se mas de uma maneira real, queria algo que retratasse minha personalidade e tudo que eu já passei... Ai veio a ideia... Tudo começou com a Arte, mesmo por que sempre estive muito próxima dela, por causa da minha família e por crescer cercada dela. Logo após pensei como poderia representa-la, então O Impressionismo junto com Monet apareceram... Monet passou por algumas dificuldades, mas mesmo assim foi grande em seu trabalho. O impressionismo retrata o real, o fugaz, a pura emoção do momento único! Mas ao mesmo tempo, queria algo delicado e romântico, onde apareceram as ninfeias e o lago de Giverny.



Como queria representar e sentir todo o processo, resolvi pintar a "tela-tecido"... A qual servirá de tecido para todas as peças da coleção...

Todo o processo de criação foi demorado, a pintura nos seis metros de tecido levou cerca de um mês, e todo o desenvolvimento da coleção levou 4 meses!



"...Dedico àqueles que tenham arte na alma, que procuram o impressionante. Que desabrochem as suas ninféias, mesmo em seus Outonos. Que elas continuem dançando embaladas pelo suave toque do vento e ao som da natureza no profundo azul do seu lago." 


"Uma pincelada aqui, outra lá uma cor aqui e outra lá, na mistura de cores, texturas e na profundidade azul do lago de Giverny, Monet aflorasse com as suas nenúfares. A impressão é seu codinome, a fugacidade da luz e do tempo é seu adversário, seu talento é sua vida. Monet pinta seu jardim flor por flor, gota por gota numa massa borrada de cor, em pinceladas soltas e abstratas. As nenúfares ou suas ninféias, são as protagonistas, dançam sob o movimento da água e dos galhos dos salgueiros. Perdem a sua forma e ganham cor. Do fundo do lago até o seu azulado há a transparência da água, o reflexo do mundo de Monet, de suas dores e de seus amores. Do nascer do sol ao anoitecer da lua, dos dias de um Outono, as folhas secas e sem cor caem sob o lago, misturando-se com a as cores fortes das ninfeias.

O lago e as ninféias viram estampas no tecido, de peças que se movimentam á estruturadas, com recortes e a primeira impressão, sem costura e sem acabamento, mostram a instantaneidade do impressionismo, da retratação da fotografia. Na mistura óptica as cores fortes das ninféias e o grande azulado do lago são sobrepostos aos tons sem cor do Outono. O Reflexo da água vira reflexo dos espelhos, detalhes que iluminam o Outono e duplicam a imensidão do lago.

A fotografia prende a fração do momento, pausa a cena no instante, tira o movimento, paralisa a água e a dança das ninféias, que desabrocham as retas, o estrutural, com recortes de detalhes e o minimalismo. Agora Nada de estático, mas em movimento, o balanço da água e dos galhos que retomam sua dança embalada pelo vento Parisiense. Nesse pra lá e pra cá dos galhos, as franjas continuam dançando soltas, mas envolvendo as ninféias e acalmando a água do lago azul.

A tela vira tecido estrutural que envolve, desenha e modela o corpo, a transparência da água azulada revela as curvas escondidas atrás do mistério dos tules e a delicadeza das organzas.

Monet olha seu jardim, floresce sentimentos e sentidos e descobre o impressionante."


Todos os detalhes da Coleção foram retirados da inspiração, como o acabamento das roupas, o qual não existia, pois no impressionismo tudo é fugaz e rápido, é a primeira impressão! As sandálias, representavam o reflexo e do lago de Giverny, que reflete toda a delicadeza e beleza da mulher e da alma. As franjas, ou tiras ocuparam o lugar dos galhos e dos salgueiros... O tule e a Organza nude são o outono e a secura do jardim de Monet, que remetem as dificuldades que todos passam ao longo das nossas vidas! 

Foram dez desenhos de moda... E esses dois foram os que eu mais gostei! 


Agora vejam as fotos dos desfile...



Criação e Produção: Suzan Polegato
Modelagem e Costura: Suzan Polegato e Val Souza
Auxiliares: Marli Susete Nocera Polegato, Vivian Lorenzato, JP Trovo.
Edição de Video e Audio: João Vitor Lorenzato e Suzan Polegato
Modelos: Cintia Silva, Debora Polegato, Fernanda Loos, Flávia Loss, Melissa Toledo.
Beleza: Maria Nocera, Marli Susete Nocera Polegato e Suzan Polegato.


"...Por trás de todo sonho, tem os bastidores, tem quem dê apoio, ajuda, que acredita e confia. Todo grande sonho ao se realizar, se torna uma grande conquista, onde só cabe agradecer a alegria, que foi concebida pelo esforço e por aquelas queridas pessoas que ficaram por trás, nos bastidores, mas sem perderem a importância e o meu carrinho. Agradeço a minha mãe por toda a dedicação e meu pai pela aposta feita em mim, durante toda a minha vida. Agradeço aos meus familiares, que me acompanham nesse caminho dessa conquista, agradeço os meus professores que contribuíram com meu conhecimento, agradeço também, aos amigos por acreditarem nesse grande sonho meu. “Nós somos do tecido de que são feitos os sonhos.” William Shakespeare."


SUZAN POLEGATO.

Um comentário:

  1. Viver com sentimento, com emoção é para quem carrega arte na alma e nobreza no coração...

    COLEÇÃO LINDA! IMPRESSIONANTE!

    ResponderExcluir

QUEM SOMOS:

Minha foto
UMA DUPLA DE ESTILISTAS, AMIGAS PELA A MODA, UNIDAS PELO O FASHION & CIA. FASHION & CIA É O CANAL DA MODA, A MODA É O CARRO PRINCIPAL! O FASHION & CIA TRAZ DICAS ESTILOSAS, TENDÊNCIAS QUENTES, E A UMA MISTURA FASHION! CONTATO: FASHIONECIA@HOTMAIL.COM