OS BRANCOS
Os tecidos com essa cor precisam de cuidados especiais para não manchar ou amarelar
Nunca aplique água sanitária pura sobre as roupas. Dissolva 50 ml do produto em 1 litro de água e, então, deixe a peça de molho por 30 minutos. “Mas o tecido só deve ser alvejado depois de limpo, para que as sujeiras não grudem”, explica Rejane Nascimento, gerente de treinamento da lavanderia 5 à Sec.
Em um borrifador, prepare uma mistura de 200 ml de álcool e 800 ml de água. Use para passar as roupas. “Além de facilitar o deslizamento do ferro, o preparado deixa as peças muito mais brancas”, garante Rejane.
Roupas que ficarão guardadas por muito tempo devem ser acondicionadas em sacos de tecido ou TNT. Abra o armário pelo menos uma vez por mês para que elas tomem ar fresco – isso previne o surgimento de mofo e manchas amareladas.
ALGODÃO
Conheça técnicas e cuidados para manter o bom visual do tecido mais usado no mundo.
Como as fibras de algodão são resistentes e dificilmente se quebram, quase todos os tecidos derivados dele podem ser lavados na máquina com sabão neutro.
Só o voal de poliéster deve ser lavado a mão.
Fim das manchas de suor
O algodão é um tecido que favorece a transpiração e absorve bem a umidade. Se a sua roupa ficar com manchas de suor, o ideal é lavá-la o mais rápido possível. Segundo Heloísa Sundfeld, consultora da lavanderia Personal Assistant, nunca se deve guardar uma peça manchada. “Deixe-a de molho em água salgada, utilizando uma colher de sopa de amoníaco diluída em um copo de água. A roupa pode ficar de molho por 24 horas, sempre trocando a água e a solução, até que a mancha seja eliminada”, explica. Lave a peça em seguida com sabão neutro e enxágüe bem.
Atenção: muitas manchas são causadas por desodorante. Evite os produtos com clorohexideína na fórmula. Em contato com o sabão em pó e o alvejante, pode-se piorar a mancha.
A temperatura do ferro deve ser escolhida de acordo com a espessura do fio. Os jeans, por exemplo, agüentam as mais altas, mas apenas os sem elastano. Stretch, tricoline, sarja e cetim pedem a média. Muito calor pode danificar o tecido.
Tingir
O tingimento deve ser feito com cores mais fortes do que as originais da roupa. Use um tubo de tinta diluída em 1 litro de água para cada 120 g de tecido. Não seque a peça
no sol. O jeans é o único algodão que suporta ser clareado.
GOLAS
Saiba como mantê-las sempre em dia evitando o amarelamento.
Como acumulam sujeira facilmente, as golas devem ser pré-lavadas a mão. Para eliminar as manchas de suor, umedeça a gola e esfregue sobre ela um sabão neutro ou um sabonete em barra branco. Deixe agir por alguns minutos e esfregue com uma escova de cerdas macias. Enxágüe bem e lave a peça normalmente, obedecendo as instruções da etiqueta.
Para o ferro deslizar mais fácil, borrife um produto à base de silicone (à venda em supermercados) na peça. Siga somente o sentido da costura da roupa, sem fazer o movimento de ida e volta com o ferro. “Se a gola for muito franzida ou o tecido delicado, coloque o ferro no sentido vertical e passe a peça no cabide, somente no vapor, sem encostar o ferro na roupa”, ensina Rejane Nascimento, consultora da lavanderia 5 à Sec.
Nunca coloque a peça usada no armário, pois o suor pode causar manchas. Prefira sempre lavar a peça ou guardá-la em cabides ou em caixas de papel, envolvidas com sacos de TNT.
SUZAN POLEGATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário