Para os leitores amantes da moda, ai vão alguns livros que estão nas estantes de muitas bibliotecas e livrarias.
O espírito das roupas – A moda do século XIX
de Gilda de Mello e Souza, na Editora Companhia das Letras
Gilda de Mello e Sousa foi uma grande pensadora da cultura, da estética e da arte, e levava sempre em conta suas motivações sociais. Sua visão humanística e sensível também se nota quando seu objeto de estudo é a moda. Esse texto foi sua defesa de doutorado na Faculdade de Sociologia da USP, e nele inovou por se utilizar da literatura e da fotografia como base de sua pesquisa. Sua análise dos diversos papéis da moda na sociedade moderna do século 19 foi determinante para todos os estudiosos da área, mas o que é mais interessante é a maneira clara e profunda com que defende suas idéias. O texto da autora é delicioso e preciso e o que mais me agrada é a análise do significado profundo que tem a moda no universo e na história da mulher. Aqui vai um trecho:
"Tendo a moda como único meio lícito de expressão, a mulher atirou-se à descoberta de sua individualidade, inquieta, a cada momento insatisfeita, refazendo-se por si o próprio corpo, aumentando exageradamente os quadris, comprimindo a cintura, violentando o movimento natural dos cabelos. Procurou em si – já que não lhe sobrava outro recurso – a busca de seu ser, a pesquisa atenta de sua alma. E, aos poucos, como o artista que não se submete à natureza, impôs à figura real uma forma fictícia, reunindo os traços esparsos, numa concordância necessária."
Avedon Fashion 1944-2000
de Avedon Richard, Editora Abrams USA
Para quem gosta de moda, fotografia, estilo e design esse livro é um sonho. Recém editado, ele apresenta o trabalho de um dos fotógrafos mais importantes da história da moda. Responsável pela modernização no estilo das fotos de moda, incorpora a irreverência, o movimento e a locação ao ar livre aos editoriais, anteriormente pomposos ou sisudos. Além disso, foi um personagem do grand monde e inspirou o personagem Dick Avery, vivido por Fred Astaire no filme "Cinderela em Paris" ("Funny Face", 1957), que também trás a deslumbrante Audrey Hepburn.
Dispa-me! – O que nossa roupa diz sobre nós
de Catherine Joubert, Editora Jorge Zahar
Esse livro é diferente, achei interessante. Foi escrito por duas psicanalistas francesas e dedica-se a destrinchar as razões que estão por trás de certos hábitos ou gostos de se vestir. Para quem gosta de desvendar a alma humana é uma delícia. São relatos de casos e sua posterior análise, à luz da psicologia. Curtinho e bem leve, mesmo sendo profundo.
Moda: Uma história para crianças
de Katia Canton, na Editora Cosac Naify
de Katia Canton, na Editora Cosac Naify
Este livro de história da moda para crianças, além do conteúdo histórico e do texto saboroso, tem um lindo trabalho de ilustração, cheio de colagens com tecidos e texturas.
Boa Leitura.
Beijinhos
JÉSSICA STRAZEIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário